segunda-feira, 26 de maio de 2014

OSSOS DO PASSADO

Ossos do maior dinossauro já descoberto são encontrados na Argentina.

         

Ossos fossilizados de um dinossauro que cientistas acreditam ser a maior criatura que já andou sobre a Terra foram desenterrados na Argentina.

Depois de medir o comprimento e a circunferência do fêmur (osso da coxa), do animal os cientistas estimam que o dinossauro tinha 40 metros de comprimento e 20 metros de altura.


Com 77 toneladas o animal, seria tão pesado quanto 14 elefantes africanos e teria 7 toneladas a mais do que o dinossauro recordista anterior, o Argentinossaurus, também encontrado na Argentina (Patagônia).


Os cientistas acreditam que esta é uma nova espécie de Titanossauro - enormes herbívoros que datam do período Cretáceo.




O tropeço

A foto mostra o achado dos paleontólogos que acharam cerca de 150 ossos


Um trabalhador agrícola do local tropeçou sobre seus restos no deserto próximo a La Flecha, a cerca de 250 quilômetros a oeste de Trelew na Patagônia.
Os fósseis foram escavados em seguida por uma equipe do Museu de Paleontologia Egídio Feruglio, liderada por José Luís Carballido e Diego Pol.
Eles desenterraram os esqueletos parciais de 7 dinossauros - cerca de 150 ossos no total, todos em condições notáveis.
Uma equipe de filmagem de História Natural da BBC captou em vídeo o momento em que os cientistas perceberam exatamente o quão grande era a sua descoberta.

"Dado o tamanho desses ossos, o novo dinossauro é o maior animal conhecido que andou na Terra" disseram os pesquisadores à BBC News.
Com o seu pescoço esticado, ele tinha cerca de 20 metros de altura - o equivalente a um edifício de 7 andares, acrescentaram.


Há milhões de anos

Tamanho do osso com relação a um humano

Este herbívoro gigante viveu na florestas da Patagônia entre 95 e 100 milhões de anos atrás, acreditam os cientistas com base na idade das rochas em que foram encontrados os ossos. Entretanto, apesar de sua magnitude ele ainda não tem um nome. "Ele terá um nome que descreva sua magnificência e em homenagem à região e aos proprietários rurais que nos alertaram sobre a descoberta" disseram os pesquisadores.
Houve muitos candidatos anteriores ao título de "maior dinossauro do mundo", o mais recente foi o Argentinosaurus, um tipo similar de saurópode.
Originalmente pensou-se que ele pesava 100 toneladas, mais tarde, porém, a estimativa foi revisada para cerca de 70 toneladas.


Estimativa

Comparação do osso (fêmur) com um homem

É complicado estimar o peso dos dinossauros, há mais de uma técnica e em geral, os cálculos são baseados em esqueletos incompletos.
O peso do Argentinossaurus foi estimado somente a partir de alguns ossos, mas, no caso da nova descoberta, os pesquisadores tinham dezenas de ossos, com os quais trabalhar, tornando mais confiável a sua estimativa.
Paul Barrett, especialista do Museu de História Natural de Londres, concorda que a nova espécie é realmente uma grande criatura, porém ele advertiu que é difícil ter certeza sobre o seu tamanho, pois as estimativas são feitas com informações incompletas.

ARANHA



domingo, 25 de maio de 2014

EXPEDIÇÃO ARARIPE (Colecionando Fósseis)

           



Desenho esquemático das formações da Bacia Sedimentar do Araripe

Esquema mostra rochas da Bacia Sedimentar do Araripe de idade:
Cenozóica, Mesozóica e Paleozóica


Líbélula fóssil, procedente  do Membro Crato - Formação Santana

Insetos fósseis procedente do Membro Crato - Formação Santana

Cladociclus, peixe fóssil do Membro Crato - Formação Santana

segunda-feira, 5 de maio de 2014

LAVADEIRA MASCARADA

               

                                                     




A lavadeira (Fluvicula nengeta), também conhecida como noivinha, é uma espécie de pássaro sul americano pertencente a família dos tiranídeos. o seu habitat é preferencialmente, junto a rios ou lagoas.
Frequentemente vem ao chão em busca de alimento, por essa razão é um pássaro de espaços abertos.
Originalmente ocorre no Brasil somente nos estados nordestinos da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. Entretanto tem ampliado a sua distribuição pelo sudeste brasileiro, aparecendo no Rio de Janeiro na década de 1950. Sua presença tem sido observada com frequência pelo menos desde 2005, em Itapetininga, no interior do estado de São Paulo e tem ocorrido também em Mojimirim, também no estado de São Paulo.
A lavadeira mascarada, tem hábitos de surgir no começo da manhã à procura das piscinas onde acostumou-se a banhar-se. Aparece quase sempre em grupos de 2 a 3 indivíduos. Possui um canto curto e agudo (poderá ver e escutar no vídeo acima), em determinadas situações abre as asas e as movimenta abrindo-as e fechando-as rapidamente, quando o seu canto passa a apresentar ritmos e tons mais complexos. Seu comportamento apresenta um grau de confiança em relação ao homem, pois costuma se aventurar no meio da piscina se houver algo boiando e que o sustente. Permite ao observador, aproximar-se a uma curta distância. O vídeo acima confirma essa afirmação. Veja acima.

Etimologia - o nome "lavadeira" é uma referência à sua predileção por cursos d'água. o nome "noivinha" é uma referência à sua coloração branca predominante.