sábado, 28 de abril de 2012

MONOCOTILEDÔNEAS E DICOTILEDÔNEAS



MONOCOTILEDÔNEAS

Divisão de plantas angiospérmicas que inclui cerca de 65.000 espécies.
As monocotiledôneas (Monocotyledonae) são caracterizadas por produzirem, na sua maioria, sementes cujo o embrião apresenta um único cotilédone.
A maioria das monocotiledôneas é herbácea, com caules providos de tecidos condutores ou vasculares (tecidos que transportam água e nutrientes) distribuídos num complexo arranjo de feixes e, geralmente, sem espaçamento secundário.
As raízes das monocotiledôneas formam um sistema fascicular. Este tipo de raiz característico, faz uma excelente cobertura do solo, reduzindo a erosão.
As folhas são, regra geral, simples, inteiras, não estipuladas e com nervuras paralelas. 
As flores da maioria das monocotiledôneas são nuas e com as peças florais, tipicamente, em múltiplos de três.
São exemplos que incluem-se entre as monocotiledôneas, as orquídeas, as tulipas, os lírios, as gramíneas (bambu, trigos) e as palmeiras.

ORQUÍDEA - MONOCOTILEDÔNEA


DICOTILEDÔNEAS


Divisão tradicional das plantas angiospérmicas com cerca de 170.000 espécies. As dicotiledôneas (Dicotyledonae) são caracterizadas por possuírem sementes cujo embrião inclui dois cotilédones. O caule é ramoso, com crescimento secundário e vasos condutores expostos em círculo. O sistema fascicular inclui, normalmente, uma raiz principal, que penetra profundamente no solo, ao longo da qual se ramificam raízes secundárias. A raiz primária é aprumada.
As folhas tem, regra geral, nervação reticulada.
As flores geralmente apresentam peças florais em múltiplos de quatro ou cinco e perianto diferenciado em cálice e corola.
As dicotiledôneas incluem numerosas árvores florestais, como por exemplo carvalheiros (carvalho), árvore de fruto como a mangueira (manga), arbustos como a aceloreira (acerola), plantas alimentares, como a batateira (batata), a ervilheira (ervilha), e o tomateiro (tomate) e plantas ornamentais como as roseiras (rosas).
As dicotiledôneas constituem um grupo parafilético e, como tal, esta divisão foi revista e as espécies nela incluídas foram redistribuídas por grupos monofiléticos. A maior parte das dicotiledôneas encontra-se agrupada na divisão Eudicotiledôneas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário